Verso e Prosa

Pois é. Nem cheguei direito e já to aqui querendo iniciar um tópico. Mas acho que a causa é nobre e vc's com suas mentes brilhantes poderão me dar uma "luz".
Comecei a escrever um livro faz uns quatro anos. Sei que é um processo lento e exige muito de quem se aventura a escrever. Mas o fato é que ao longo deste período já pensei em abandonar o projeto muitas vezes. Mas de repente a vontade de escrever volta e eu me sinto empolgado novamente. Será que sou maluco???? Eu não sei... Será que a tal da "inspiração" vem e some do nada? o que acham?

Tags: inspiração

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

é falta de motivação, mas de um momento para outro ela vem com força e tudo se resolve.
Entretanto rodei-se de coisas boas, viva com tranquilidade e a inspiração fará o resto

Responder esta

Oi Ana

As coisas boas sempre são bem vindas para tudo, e muito mais para deixar-nos mais inspirados!

obrigado

bj

Responder esta

Inspiração é bicho arisco mesmo.
Precisa de estímulo contínuo, caso contrário some.
Não vem do nada, mas sim de tudo!
Mas o que sei eu sobre inspiração?

=)
Beijucas moço-vinil.
Prometo voltar com respostas mais inspiradas.

Responder esta

Oi RVB,

Antes de mais nada, concordo com você que inspirações vêm e somem do nada.

Eu tenho uma caixona (de um microsystem que ganhei quando tinha 19 anos). Nela, guardo todos os meus poemas que vêm de sopetão. Lá tem poemas que fiz desde os meus 18 anos. A maioria: coisas tristes, muito tristes. Não dá nem pra aproveitar...

Tem um poema que a folha, em que ele é escrito, é muito mais legal que o próprio poema. Essa folha estava, originalmente, num mural. Num momento brutal de inspiração, eu arranquei a folha do mural (sem ninguém perceber), porque eu não tinha nem um guardanapo e uma poesia me pegou de surpresa! Naquele momento, ela era por demais bela! E ela tinha aparecido naquele terrível momento em que eu estava sem folhas. Escrevi-a no verso da folha que arranquei do mural! A folha faz um anúncio de uma república para moças. “Temos TV a cabo e internet” diz o anúncio. Estava num mural de faculdade.

Mas como explicar aquela sensação toda? Aquele momento sensível em que a poesia escorria pelos dedos?

As inspirações são coisas difíceis de se explicar, ainda mais quando somos todos um pouco céticos. Quero dizer com isso que não tem como falar da inspiração de modo que origina-se de experiências místicas. Não quero dizer com isso que pessoas não possam acreditar nisso. Mas elas saberiam que trata-se de uma coisa mais pessoal: seria uma questão de opinião. Enfim, todos concordamos que não consideramos, no geral, a inspiração uma experiência divina...

E mesmo que fôssemos o mais cristão dos mortais hoje em dia, não teríamos solução: o cristianismo é pobre em entidades sagradas que servem de “musas” aos poetas, aos contistas, aos músicos de plantão. Aqui uso a palavra "musa" como sinônima de “causadora da inspiração”.

Dito isso, acho que muitas vezes meus poemas inspirados são provenientes de transmissões imperceptíveis ao ouvido e ao olho nu, entretanto, captadas de alguma forma. Elas podem interagir com os olhos, os ouvidos.

Há também inspirações advindas de nossas percepções visuais e auditivas, claro. Uma foto simples pode nos inspirar. Uma visão da montanha também. Os destroços de uma queda, quem sabe. Não estão fora de nossa percepção, estão visíveis, podem fazer som. E, a partir dessa percepção, nos inspiramos.

No entanto, acredito que você fala de INSPIRAÇÃO INSPIRAÇÃO: do tipo sopetão, tal aquela que me fez arrancar a folha de um mural. É nesse tipo de inspiração que acredito haver essas transmissões “imperceptíveis”, de que tratava.

Não estou aqui falando de um “terceiro olho”. Estou somente dizendo que temos sensibilidades infra e ultra perceptíveis que não devem ser menosprezadas não. Isso tudo seria possível de ser estudado pela física e pela fisiologia (nossos mitos).

No caso de escrever narrativa, acho que captamos intuitivamente histórias que se formam naqueles causos e contos da vida, que a gente sempre aumenta mais um pouco.

Enfim, acima tentei dar uma especulada em definir o que é inspiração. Acho que, inspirado, falei bastante.

Uma coisa é certa: a inspiração, pura inspiração, muitas vezes, não é a matéria final da composição. Ela ainda está incompreensível, em termos mais métricos. Pode ser belo o seu resultado, pode portar ali algo muito legal, algo que realmente dê um caldo; mas não deve ser tomada já como uma obra pronta. Portanto, considero a inspiração um prólogo da criação e não a sua conclusão.

A inspiração traduzida em versos ou em narrativa, acredito, deve ser guardada numa caixa (como no meu caso: aquela caixa cheia de poesias inspiradas). Em momentos mais mornos, em que estamos mais calculistas ao fazer o poema ou a história, pego essas inspirações e tento dar contornos de intencionalidade. Tento trabalhá-las: menos vinho e mais café.

Resumidamente, penso mais ou menos assim: inspiração é super produtiva, nos faz sentar a bunda e produzir coisas maravilhosas, aos montes. Contudo, devemos aproveitar seus frutos em momento posterior, quando não estamos inspirados, quando já estamos mais preocupados com os pontos dos is.

4 anos, narrativa? A coisa tá indo bem. Admito sentir uma invejinha dos contistas e romancistas. Não consigo desenvolver sequer o hábito!

Grita se eu não fui claro e você ficou intrigado!
abço,
Rafael

obs. Acho que debater processo de criação é uma das coisas mais divertidas entre pessoas que produzem. Parabéns pelo tópico.

Responder esta

Rafael Coelho, você foi fantástico!

Acho que vc tem toda a razão em dizer que a inspiração é apenas o início ou o ponto de partida para outros mundos. É como se fosse um monte de barro que o Artista aos poucos vai moldando com as mãos.
Devo admitir que tenho uma falha grave... muitas vezes fantasias fantásticas invadem minha cabeça e eu fico alguns minutos sonhando maravilhado com as coisas que vejo em minha mente, porém isso passa e eu não tomo nota.
As vezes por falta de uma "folha de mural" ou por que o ceticismo que carrego me leva a não acreditar que aquela fantasia dará frutos. Acredita nisso?!?
!!! Depois fico horas como um bobo tentando lembrar dos sonhos iluminados que tive e aí percebo como sou displicente comigo mesmo.
Logo eu que amo fantasias...Não acredito nas minhas....e tudo se vai como um sonho distante...aí já era!

Quem dera eu ter uma caixona de microsystem recheada de idéias como vc...

Mas é uma sensação gostosa quando escrevemos e as idéias parecem transbordar pelos dedos e vão tomando forma, não é verdade?
Escrever é bom. É gostoso. Traz tranquilidade.

Muito obrigado por abrir meus olhos ensinar-me a respeitar minha "inspiração".

um abraço!

obs. Quando chegar em casa a primeira coisa que farei e iniciar uma "caixona de microsystem" rs.

Responder esta

Oi Van!

Inspiração não vem do nada, mas sim de tudo!

Resposta mais inspirada que esta será difícil......

um bj de seu fã!

Responder esta

Olá David

Fantástico seu poema.
Não sou de seguir muito regras...rsrsrs
Para este livro que estou escrevendo não posso me dedicar ao ponto de "não sair do computador" mas seria de grande ajuda...

abraço!!!

Responder esta

Querido moço-vinil...... Eu disse que viria com uma resposta mais inspirada não disse?
Pois tá aqui! Eis aqui a definição EXATA e PERFEITA do que é afinal a INSPIRAÇÃO!!!!
Beijucas

Responder esta

Inspiração é tão independente da gente. Desafiadora, nunca aparece quando convidada, só quando bem entende. E se você não estiver sempre com a casa arrumada, pode perder a visita.

Creio que não há receita, nem mais nada. Porém, sempre leio que, para os escritores, a leitura é essencial. Lendo, poderão se inspirar.
´

beijos

Responder esta

Olá Saramar!

Ótimo conselho, a leitura é um prato cheio para deixar a mente preparada para momentos inspiradores...

obrigado!

bj

Responder esta

Escrever um livro é como um parto. Tem que ter a hora certa. Às vêzes nos sentimos sem inspiração e o feto se aquieta; já no dia seguinte ele se debate para mostrar que está vivo e chutando como linguagem cifrada: Quero sair! "Espera nenem...vamos devagar...tem que completar os nove meses rsss". Já escrevi três livros e estou com o quarto que não estoura a bolsa. Estou esperando a hora da 9ª lua cheia rs. Beijo!

Responder esta

Oi Rose!

Acho que vc tem toda razão....
Como ainda estou no meu primeiro "parto" as vezes acho que não levo jeito...sei lá rsrsrs

Como vc já passou por isso até pode me ajudar com algumas dicas...

beijos

RVB Celestino

Responder esta

RSS

© 2009   Criado por Renata

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo