Verso e Prosa

Há quem afirme, com veemência: letra de música não é poesia (poema). É letra de música. Não desmerecendo tal forma de arte, dizem, mas a palavra sempre se curva à melodia. E não tem o caráter reflexivo da (boa) poesia - do bom poema, como preferirem.

Há quem discorde, com igual paixão: Chico Buarque não escreveu letras que são obras-primas? E Vinícius de Moraes?

Vinícius, como bem poucos, produziu poemas extraordinários, melodias belíssimas e excelentes letras de músicas. Há flagrantes diferenças entre suas letras de música e seus poemas.

E você, o que acha?

Tags: buarque, chico, de, moraes, música, poesia, vinícius

Responder esta

Respostas a este tópico

Puxa Renata, que difícil, não?
Tem algumas letras de música que são tão lindas, com o ou sem a melodia, que não sei não...acho que são poesias sim, ainda mais se a melodia for tão boa quanto à letra, aí fica mais poético ainda.
O que você diria do trabalho do Arnaldo Antunes?

Responder esta

Talvez o arnaldo antunes seja um retorno às raízes.
Poesia e música já foram uma só. foi a civilização que as separou.
E remontam a idade da pedra, poque a poesia/música, com suas rimas e cadência é apenas um truque mnemônico para não esquecer histórias em um mundo pré-escrita.
A escrita que separou a poesia da música. Mas primas irmãs que são sempre uma volta a visitar a outra, como em arnaldo antunes...
Como em cecília, como em hilst, etc.
(ter surgido para preservar o conhecimento humano do olvido não desmerce a música/poesia, mas a engrandece.)

Responder esta

Em minha opinião, existem letras de músicas que são poesias sim.
Assim como existem poesias que recebem melodias e se tornam músicas maravilhosas.
Um exemplo é a poesia "Motivo" de Cecília Meireles que foi musicada por Fegner.

Responder esta

Maína, eu acho que o Arnaldo faz letra para suas músicas e elas são letras de músicas... Acho que a poesia é diferente, veja a última que coloquei no meu blog, justamente do AA, "O buraco no espelho".

Izelda, no caso, a Cecília é uma poetisa brilhante, que foi musicada. É diferente. Seus poemas são musicais, são ritmados, são lindos. Fizeram uma melodia que "coubesse"nele. Não uma letra que coubesse na melodia, entende?
Beijooooooo

Responder esta

Poesia, Música, Videopoesia...

Responder esta

Folclore. Existem letras de músicas sem conteúdos, mas, poemas podem ser musicados. Uma odi é um poema lírico musicado.

Responder esta

Renata, não tem o caráter reflexivo da boa poesia é um pouco de exagero, não?
E os poemas da Hilda Hilst musicados pelo Baleiro?
Olha, eu não sou poeta, mas acho purismo. A música é inclusive uma ótima forma de democratizar o acesso à poesia.
Quanto ao fato de sempre se curvar à melodia, parece banal - e é - o que eu vou dizer, mas depende do que foi feito primeiro. No caso do Vinícius - muitas vezes-, da Hilda foi a melodia que se curvou às letras.
A bem da verdade, arte nenhuma "se curva" à outra. Se complementam. Como as belas palavras em desenho da Maína, e suas belas pinturas em palavras.
Arte, pra mim, é tudo que toca a alma.

Responder esta

Tereza, pessoalmente, eu considero que há alguns critérios para se classificar a boa poesia, que vão além do que simplesmente toca a alma. No caso de Hilda e Zeca, é óbvio que a poesia se fez primeiro e virou letra de música.

No caso do Vinícius, eu acho que os poemas são infinitamente superiores às letras de música, se forem avaliados ambos como poesia. Mas, como música, quem há de questionar a genialidade de muitas de suas músicas? E minhas preferidas são as que ele próprio compôs letra e música. Mas, aí já é outro assunto....

Beijooooooooo

Responder esta

Provavelmente vc tem razão, é poeta.

Eu? Eu trato a desrazão, que é muitas vezes poética, mas sempre de uma beleza trágica...

http://www.youtube.com/watch?v=jG5eHNJkluo
http://www.youtube.com/watch?v=dDWArkCtW7U&feature=related

Bjoooooooo

Responder esta

Este debate é infinito: o que nasce primeiro, o poema ou o melodia?
A poesia nasce primeiro em sua mente (pergunto aos poetas) ou quando estão digitando e soltando seus sentimentos?
Onde estão as normas, as divisões?
Quisera eu saber se vocês quando compõe poemas tão lindos estão assoviando ao mesmo tempo...

Responder esta

Tê,
eu não, sou uma ruiva desarrazoada!

É sim, você tem razão, é trágico... nem diria belo, apenas trágico.

Beijooooo

Responder esta

Olha Rê, vou escrever aqui - sei que não é o assunto - para que não fique o mal entendido que eu acho a loucura bela.
Não, os caras sofrem muito. Vozes, perseguições, ninguém acreditando neles, internações.
Mas...Há beleza na loucura, se vc entende que é o jeito da pessoa estar no mundo. Como cada um de nós tem o seu. O que eles têm é isso. Então quando vemos o Bispo do Rosário, as pinturas do Museu do Inconsciente, o Gentileza...Não tem como não achar belo, embora de uma beleza trágica.

Ruiva e arrazoada? Tás de brincadeira comigo hahahaha

Responder esta

RSS

© 2010   Criado por Renata

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo