Verso e Prosa

Há quem afirme, com veemência: letra de música não é poesia (poema). É letra de música. Não desmerecendo tal forma de arte, dizem, mas a palavra sempre se curva à melodia. E não tem o caráter reflexivo da (boa) poesia - do bom poema, como preferirem.

Há quem discorde, com igual paixão: Chico Buarque não escreveu letras que são obras-primas? E Vinícius de Moraes?

Vinícius, como bem poucos, produziu poemas extraordinários, melodias belíssimas e excelentes letras de músicas. Há flagrantes diferenças entre suas letras de música e seus poemas.

E você, o que acha?

Tags: buarque, chico, de, moraes, música, poesia, vinícius

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Vai vai Ruivoca, diz que não é poesia:

http://www.youtube.com/watch?v=vSY8xSrymnM

hehehehe, jogo sujíssimo......

Responder esta

Ahahaha, jogo sujíssimo mesmo! Golpe baixo!

Responder esta

Acho difícil diferenciar poesia e letra de música. Porém, não sou "expert" em nenhum dos gêneros, falo apenas pelo que sinto.
Há letras que são poemas perfeitos. Como você mesma citou, Chico e Vinicius são mestres em "misturar" poesia e letras de canções inesquecíveis. E João Bosco, por exemplo?
Estou pensando no ritmo, característica da poesia e da música, que as aproxima quando existe. Então, quanto mais penso, mais difícil fica diferenciá-las.

beijos

Responder esta

Tudo o que é belo é poesia e arte. Quem diz que uma coisa bela é apenas uma coisa que pode ser classificada e pregada como um inseto seco já mostra uma certa dose de jumentice, acho eu. Guernica é uma pintura, uma poesia e até pode-se ouvir uma música de fundo naquele desespero. A 9a. de Beethoven é uma sensação que sobe pelo espaço e carrega a alma da gente. Uma metáfora de Neruda é um voo na imaginação, um bom conto do Borges vale por um filme de Kurosawa. O Che fêz poesia quandisse que havia que endurecer, mas sem perder a ternura jamais. E vamos por aí. Tudo que é belo, bom e feliz é arte. Tudo que é improvisado, feito apenas para o mercado, de qualquer maneira e sem brilho é lixo cultural. Música boa é arte, letra boa é arte. As duas juntas formam uma grande arte.

Responder esta

Acho que a boa música exige a boa poesia. A melodia sai da dança das palavras, dos rítmos da rima e o oposto também vale: uma bonita melodia permite a excelente letra de música que pode ser uma poesia.
Por isso Vinícius, Chico Buarque, Milton Nascimento e tantos outros, construiram (letra+melodia) músicas inesquecíveis.

Responder esta

Oi caro João,

vc fala de Rosa de Hiroshima na versão dos Secos e Molhados, com a voz do Ney Matogrosso?

Não pode ser essa versão. Pra mim, é uma das músicas (poema musicado) mais lindas e intensas que eu já ouvi. Talvez o gôsto me faça desacreditar que alguém não possa, ao menos, suportar Rosa de Hiroshima.

Pra mim, tem também um fator emotivo. Me lembro que a primeira vez que eu ouvi essa música, estava num sítio, dos pais de um amigo meu, tinha 18 aninhos. A voz severa e terrível de Ney Matogrosso (e MARAVILHOSA!) cantando sobre a rosa "sem cor sem perfume,
sem rosa sem nada"
é um susto a um recém "descolegiado"!!!

De qualquer forma, fica aqui o meu manifesto em defesa de uma das músicas mais vibrantes que eu já ouvi da MPB! E prometo postar a música (se já não haver) aqui na comunidade!

Responder esta

Desculpe-me entrar. Gostei do seu texto aí. Entendo o seu sentimento com relação à sua experiência com o texto "Rosa de Hiroshima". Mas, in-felizmente, quando algum artista cria algo, tanto o poeta quanto quem põe a música no texto, aquilo já não pertence a nenhum dos dois, já é obra que se multiplicará na experiência e sensibilidade de quem com ela se depara. E acho que qualquer um pode adorar ou detestar. E esses sentimentos podem virar um texto bacana que nem este seu, que me levou a querer ter conhecido essa professora. O conteúdo da ciscussão se esvazia.
Carlos

Responder esta

Sou da turma "poesia é poesia e letra de música é letra de música".

Isso não me impede de gostar de ver meus poemas musicados... Isso não impede ninguém de musicar versos...

Música vc. Poesia
O processo de criação da poesia é diferente. Verlaine tem um texto legal que ele diz que, certa vez, começou a ter em sua mente uma melodia, um som maravilhoso. Sentia que, daquela música incipiente, nasceria a grande poesia que iria mudar o mundo!!! Entretanto, não conseguia transformar aquilo tudo em palavras, não conseguia intelectualizar aqueles sentidos. Resultado: aquilo era música e não poesia! Como Verlaine era poeta e não músico, o mundo ficou sem a grande poesia transformadora...

Letras de música vs. Poesia
Letras de música são partes do todo. Uma letra é só uma parte de uma música. A letra perderia muito do seu sentido sem o resto da música.

Ao meu ver, teve muita gente aqui que confudiu letras de música "poéticas" com letras de músicas "bonitas", "inspiradoras", etc...

Existem poesias bonitas e inspiradoras, mas exsitem poesias feias e deprimentes (e nem por isso elas são melhores ou piores do que as primeiras). Mas o mesmo pode ser dito das letras de música. Isso são impressões sobre obras e não parâmetros pra se definir um tipo artístico. Por isso, não acho muito bom definir "poesia" por aí...

Folclore vs. poesia
Nesse caso, é um falso "vs.", afinal, a poesia popular é também parte do acervo do folclore de um povo.

Entretanto, existe uma tradição específica de poesia escrita, de poesia impressa, ocidental, algumas fechadas em torres de marfim. Aqui é onde encontro os parâmetros pra eu diferenciar o que chamo de "poesia" de outras coisas.

Nesse sentido, eu defino "poesia" como um gênero da cultura escrita, tendente a valorizar a primeira pessoa e toda sua subjetividade (não obrigatoriamente), sem que haja a necessidade de criar um fio condutor narrativo. E como gênero tem um conjunto de maneiras de se PENSAR e de se FORMAR, que fazem parte do acervo da tradição. Acervo esse que se diferencia por todo de letras de música.

Por aí... A gente fica querendo explicar o inexplicável e dá no que dá!
;)

Responder esta

Sinceramente, acho que pouco importa...a manifestação é a mensagem. Será musicada? terá melodia em suas sílabas?
Eu realmente quando escrevo algo já faço com um certo ritmo e musicalidade. Tento brincar com os sons em rmisa ou não.
Posso estar me colocando ingenuamente nessa discussão, porém, gosto, se me toca, se me diz algo, pode ser uma frase, uma linha, poucas linhas, muitas...etc. Há belíssimas letras em músicas que realmente não sei se são poemas, poesias ou o quê.
Sei que gosto!

Responder esta

Oi,
algumas letras de músicas, na minha opinião, quando se sustentam sem a melodia, quando não depedem dela para existir, são poemas, e Chico Buarque, Caetano, Vinícius e mais um monte de gente boa fez isso.
Abraços

Responder esta

Letras de músicas são poesias. Se a letra não se revestir de poesia, a música fica sem espírito. Sem espírito, não há corpo. Sem corpo, não há vida. Beijo!

Responder esta

A poesia nasceu cantada... custou muito até ela se tornar escrita no papel. A poesia tem mais vida quando declamada, porque toda poesia tem características musicais, ritmo, métrica, tom. Pra mim, boa ou ruim, toda letra de música é poesia.

Responder esta

RSS

BLOG

Badge

Carregando...

Sobre

Renata Renata criou esta rede social no Ning.

© 2009   Criado por Renata

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo